Dimas quer criar uma moeda social assim como a Mumbuca de Maricá e Araribóia de Niterói

Compartilhe o Post!

O que é?

Mumbuca é a moeda social de Maricá, amplamente aceita no município e com paridade de um para um com o real (cada mumbuca equivale a R$ 1).

Ela surgiu a partir do conceito de economia circular, com valorização do comércio e dos serviços locais, e de uma política pública de geração e distribuição de renda para a população.

Usada para o pagamento de benefícios sociais a cidadãos cadastrados em programas do município, a moeda é administrada pelo Banco Mumbuca – instituição comunitária independente da Prefeitura, com CNPJ próprio e direção constituída. É o Banco Mumbuca que faz os pagamentos dos benefícios aos moradores.

Como funciona?

Cada beneficiário recebe um cartão de débito, com valores em mumbucas para pagar por suas compras. O pagamento é feito pela plataforma digital e-dinheiro.

Quem pode participar?

Para ter direito ao benefício, o morador precisa estar inscrito no Cadastro Único da União, o registro nacional de famílias em situação de vulnerabilidade social. O beneficiário tem que ser morador de Maricá há pelo menos três anos, e a renda da família ser de até três salários mínimos.

ROSE COMENTA! 💜

“Legal! Mumbuca é a moeda social de Maricá, uma ideia que fortalece nossa economia local. Cada mumbuca vale R$ 1, facilitando as compras e beneficiando nossos moradores. Estou animada com a possibilidade de trazer algo assim para São Gonçalo, algo que o Dimas tem em mente. Seria uma ótima maneira de apoiar nossa comunidade e promover o comércio local.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais